quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Esta obra mandou fazer hvm devoto 1715

Sobre o pontal de Cacilhas, afogada de casario pombalino, ergue-se, maciça e tristonha, esta Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso que tomou o nome da confraria de maritimos que nela elegeu sua sede religiosa.

Cacilhas (Portugal), Largo do Costa Pinto, ed. Martins/Martins & Silva, 18, década de 1900
Imagem: Delcampe

É de uma só nave e apresenta as paredes, até um terço de altura, vestidas de azulejos de pintura monocromica, a azul, que devem datar do decénio 1750-1760.

O revestimento está repartido em 14 painéis, cada um emmoldurado na sua cercadura rocaille, provido de altas cabeceiras recortadas e separado dos contíguos por colunas encimadas por Vasos com flores.

Desfia-se mais uma vez nesses painéis a vida da Virgem, enaltecida nos sucessos maravilhosos anteriorese posteriores ao nascimento do menino.

Igreja da N. Sra. do Bom Sucesso, J. M. dos Santos Simões, ficha do inventário de azulejaria.
Imagem: FCG Biblioteca de Arte

A pintura é perfeita, a cor firme, o esmalte dos azulejos admirável. A parede fundeira do coro possue também um rodapé alto de azulejos do começo do século XIX, que concordam no estilo com a pintura do teto da igreja, lançada nos moldes "império".

Para alcançar esse coro atravessa-se um corredor estreito que acompanha a parede esquerda do templo. De um lado e outro da passagem corre um rodapé de azulejos pintados a azul, no gosto de António de Oliveira Bernardes, e onde em certa altura se encontra a inscrição da figura [...]

Imagem: Internet Archive

São também referentes á Virgem os quadrinhos que se seguem a este lambris entre anjos e folhagem. (1)


(1) Vergilio Correia, Azulejos datados, Lisboa, Imprensa Libânio da Silva, 1923

Sem comentários: