domingo, 8 de novembro de 2015

Invocação

E vós, Tágides minhas, pois criado
Tendes em mim um novo engenho ardente,
Se sempre em verso humilde celebrado
Foi de mim vosso rio alegremente,

Praia das Lavadeiras, Ginjal, Alfredo Keil.
Imagem: Casario do Ginjal

Dai-me agora um som alto e sublimado,
Um estilo grandíloquo e corrente,
Porque de vossas águas, Febo ordene
Que não tenham inveja às de Hipocrene.

Cais do Ginjal, Óleo, Alfredo Keil
Imagem: Casario do Ginjal



Dai-me uma fúria grande e sonorosa,
E não de agreste avena ou frauta ruda,
Mas de tuba canora e belicosa, 
Que o peito acende e a cor ao gesto muda;

Praia das Lavadeiras, Ginjal, Alfredo Keil.
Imagem: Casario do Ginjal

Dai-me igual canto aos feitos da famosa
Gente vossa, que a Marte tanto ajuda; 
Que se espalhe e se cante no universo, 
Se tão sublime preço cabe em verso. (1)

Praia das Lavadeiras, Ginjal, Alfredo Keil.
Imagem: Museu da Cidade de Almada


(1) Camões, Luis de, Os Lusíadas, Canto I, Estâncias 4 e 5

Sem comentários: