sexta-feira, 28 de agosto de 2015

História alternativa

Plano de Urbanização de Almada Nascente — Cidade da Água já se encontra concluído e aprovado pela Assembleia Municipal. O próximo passo é o da sua publicação em Diário da República, altura em que passará a ter força legal.

Barracas junto aos armazénss do Caramujo, 2009.
Imagem: Vítor Cid Fotografia no Facebook

Recorde-se que a elaboração do plano decorreu do encerramento da Lisnave, em 2000. Durante as várias fases, foram diversos os momentos de participação da população para a construção do futuro desta área do concelho.

Corte do canal.
Imagem: Almada Nascente, PUAN, Guia de Desenho Urbano

O Plano de Urbanização constitui o documento de gestão do território necessário para que se possa avançar para os projectos e, posteriormente, para as obras. Espera-se que nos próximos três a quatro anos se verifiquem já obras no terreno.

Praça do Tejo.
Imagem: Almada Nascente, PUAN, Guia de Desenho Urbano

Assim que estiverem criadas e a funcionar as sociedades gestoras locais previstas no projecto do Arco Ribeirinho Sul, existem condições para se iniciar a operacionalização do plano.

Uma cidade da água

Fazendo parte de uma estratégia do Município de planeamento inovador, adaptado às novas necessidades e gerador de maior qualidade de vida, a Visão desta "nova cidade" assenta em cinco variantes principais:

— Um lugar para trabalhar, através das condições para a instalação de actividades diversas, comércio, serviços e equipamentos de apoio à comunidade local.

Corte entre o Complexo Multiusos e a Praça do Tejo.
Imagem: Almada Nascente, PUAN, Guia de Desenho Urbano

— Um lugar de relação com a água, potenciando a proximidade com o rio. Um terminal de cruzeiros, uma marina, um museu do Estuário do Tejo e um museu nacional da Indústria Naval são alguns exemplos.

Corte da Praça Lisnave e do Museu da Indústria Naval.
Imagem: Almada Nascente, PUAN, Guia de Desenho Urbano

— Um lugar para habitar, valorizando a arquitectura bioclimática, a diversidade da oferta residencial e o desenvolvimento de espaços exteriores.

The Long Tomorrow, argumento Dan O'Bannon, desenho Moebius, Metal Hurlant, 1976.
Imagem: mindless ones

— Um lugar de cultura, tirando partido das condições naturais e apostando nos festivais, eventos e exposições, na arte pública e nos museus.

Vista da Praça da Cova da Piedade e dos silos.
Imagem: Almada Nascente, PUAN, Guia de Desenho Urbano

— Um lugar de conhecimento, com a instalação de um pólo universitário, desenvolvimento do Parque Tecnológico da Mutela e a criação de um centro de Ciência e Tecnologia, entre outras infra-estruturas.

Defender o ambiente

Almada Nascente - Cidade da Água é sinónimo de inovação e sustentabilidade. O Plano de Urbanização estipula uma série de medidas que vão traduzir-se num maior respeito pelo ambiente, diminuindo a "pegada ecológica" desta nova cidade. Desde a forma como serão concebidos os edifícios até ao tipo de iluminação pública, nada será deixado ao acaso. (1)

Cova da Piedade, ETAR da Mutela.
Imagem: INFINITO'S

O "Estudo de Caracterização Ambiental, Geológica e Geotécnica (ECAGG) e Plano de Urbanização (PU) da Frente Ribeirinha Nascente da Cidade de Almada" foi adjudicado pela Câmara Municipal de Almada ao Consórcio formado pela Atkins, Richard Rogers Partnership e Santa-Rita Arquitectos.


Assumindo a abordagem integrada e articulada de componentes de carácter ambiental e urbanística, este estudo incide sobre uma área de 115 ha que se estende entre Cacilhas, a norte, e Cova da Piedade, a sul, abrangendo o antigo estaleiro naval da Margueira.

Uma abordagem e análise integrada das condições existentes na cidade de Almada
poderão dar indicações para estabelecer novas metas para Almada Nascente.
Imagem: Almada Nascente, PUAN, Visao Estrategica Frente Ribeirinha Nascente

O documento que agora se apresenta corresponde ao primeiro resultado desta integração propondo-se desenvolver uma Visão Estratégica para a Frente Ribeirinha Nascente da Cidade de Almada [...] (2)

Vision of San Francisco, Alexander Weygers, 1950.
Imagem: WebUrbanist


(1) Boletim Municipal, Camara Municipal de Almada, outubro 2009
(2) Almada Nascente - Documentos

1 comentário:

Luis Eme disse...

Eu diria, uma bela "ficção", muito bem planeada, mas com um custo ilusório, Rui.

abraço