sábado, 7 de março de 2015

O espreitador do mundo novo

Vindo á noticia do nosso bom Espreitador as infelicidades de huma romaria, que se fez com certo rancho de Senhoras ao sitio da Costa, a rogos de hum dos concorrentes se propôz descrever a mesma função, e os seus acasos, que não deixão de merecer a attenção das gargalhadas.

O espreitador na romaria, folheto 8, agosto.
Imagem: Internet Archive

Foi a cinco deste mez [agosto de 1802], que cinco sugeitos da fabrica moderna convierão em fazer huma função de romaria ao sitio da Costa, por quererem tirar o ventre de miséria de peixe: e onde se poderia pilhar mais fresco, do que alli ao tirar da rede? Oh gostosa caldeirada, ferve, e toma o gosto dos temperos, até que estas barrigas se vão cevar no teu protentoso molho! Esperem os pargos, detenhão-se os roballos, não appareção por ora os gorazes, nem os congros, em quanto estes cinco viajantes se não póem a caminho para os tirar do lanço!

No dia premeditado sahírão estes cinco individuos com duas famílias de Senhoras, humas assim, outras assado; porém todas de modernismo, á excepção de duas tias muito velhas , que servião de preladas áquella communidade. Pelas seis horas da manhã embarcou o rancho no Caes da Pedra com excessivo contentamento, e de alforje somente hum cruzado novo de pão. Cantarão-se modinhas pelo mar, houve muitas risadas; porém todos em jejum para poderem abranger a grandeza da caldeirada.

Barcos no Tejo, Luis Ascêncio Tomasini (1823 - 1902).
Imagem: Palácio do Correio Velho

Chegárão a Cacilhas, oh que lindeza de terra pelas providencias, que tem para o commodo das Senhoras! Apenas o rancho saltou no Caes, saltarão também no rancho vinte e dois garotos de grande marca, offerecendo burros ás Senhoras.

Hum se esmerava em dizer que o seu era de albardinha; outro dando hum murro no companheiro, se adiantava a inculcar o seu, porque rinha cadeirinha: acolá vinha hum banazolia meio bêbado, offerecendo hum macho de albarda: aqui vinha huma mulher com muitos cumprimentos, manifestando ao rancho hum machinho de sella, que apenas o apanhou justo, também logo pedio hum bocadinho de tabaco para a sua caixa, porque estava sem elle; e o resto da rapaziada aos bofetões, e cambalhotas huns aos outros, com seu sanguesinho nos queixos, pela emulação de "o meu burro he bom, o teu não presta".

Oferta de Cacilhas ao Hospital da Misericórdia, 1947.
Imagem: Correia, António

Já todos tinhão cavalgaduras, quando o círio da pescaria se organisou, e se pôz a caminho: forte festa, forte alegria, e forte jantar de peixe se espera. Tantas erão as Senhoras, tantas forão as quedas, que se derão.

Burricada, Francis Smith (1881 - 1961).
Imagem: Palácio do Correio Velho

Hum dos Tafues, que levava huma garrafinha de mostarda n'algibeira para despertar o appetite da caldeirada, infelizmente, quando huma Senhora cahio, elle descendo-se com mais brevidade, para lhe acodir, tal geiro deo, que fez a garrafa em farinha, e aqui temos dentro d'algibeira nada menos que outra caldeirada, que consta de bocados de vidro, hum lenço branco finíssimo ensopado em mostarda, ou forro da casaca perdido, e huma caixa de rapé quebrada, da qual o retrato náo tinha custado pouco. Que grandeza d'alma não he precisa a hum destes, para não fazer caso de semelhante desastre! O que lhe dava alguma consolação era saber que a Senhora, sua apaixonada tudo lhe havia de levar em conta.

Continuou tudo em socego depois desta mixordia, quando a poucos paços o machinho de sella, que era manhoso, se pôs aos couces de fórma que sacudio o cavalheiro, abrindo-lhe a cabeça na esquina de huma pedra. Oh desgraça, que tiraste de inquietar esta paz de espíritos! Chovem lenços a aperrar a cabeça do enfermo, elle branco como a cal da parede, esforça-se por não se mostrar maricas; huma das taes velhas limpa-lhe o rosto, a outra pergunta-lhe se deo no peito; mas elle de que mais se queixa he dos quadris , e de toda aquella parte: a apaixonada com as lagrimas nos olhos, maldiz a hora, em que lembrou a romaria.

Costa da Caparica, 1907.
Imagem: Delcampe

Sahindo de Cacilhas com oito rapazes pelo caminho, não tinhão hum só, que fosse buscar huma gota d'agua, porque he o costume desapparecerem, e só permittirem a graça da sua estimável companhia, quando a meza se põe. Aqui temos já hum festeiro a pé, que nunca mais montou no macho, por lhe tomar medo e huma das velhas sacrificando-se a ir de penitencia, com tanto que elle fosse a cavallo: o certo he que elle, e ella forão aos poucos.

Chegou o rancho á Costa, e dado à costa com fome do tamanho de todo aquelle areal.

Costa da Caparica, Praia do Sol, Fonte da Telha, 1940.
Imagem: Delcampe

Eis que negras, e condensadas nuvens enlutão a athomosféra; apparece hum relampago, dizendo pela voz de hum horroroso trovão: "não há peixe porque em quanto eu me demorar por este sitio, não tem licença os peixinhos, para virem fóra d'agoa".

Costa da Caparica, Praia do Sol, 1934.
Imagem: Praia do Sol (Caparica)...

Com effeito fallou o trovãosinho pela boca de Júpiter; porque o mar encapelado, e negro, relampagos successivos, trovões amiudados, e agua a cantaros, fazia tudo huma caldeirada, que se não podia tragar. Offerecião-se grandes interesses aos pescadores, mas nem assim os brutos se movião a ir botar a rede.

Costa da Caparica, 1907.
Imagem: Delcampe

Desenganado pois o rancho de que nao havia com que matar a fome, já corrião ás barracas daquelle sitio, onde não acharão mais que duas postas de bacalháo muito encortiçado, e quatro cebôlas cozidas: parece que o diabo de propósito lhes tinha preparado aquelle banquete. As Meninas lá se accommodárão com o pão do alforje, porém huma das velhinhas entrando com o bacalháo de volta, tanto rilhou, tanto rilhou nelle, que dos únicos quatro dentes, que tinha na boca, hum que estava já como badallo de sino, veio a terra. Os rapazes dos burros, que lhes cheirou a função a pão seco, por não deixarem saudades, se despedirão em silencio, e vierão para Cacilhas esperar o rancho.

Desconsoladamente votou o rancho das Senhoras em marchar logo daquellas praias, e pondo-se tudo outra vez a caminho com caras de Monges d'Arrabida, se até alli as tinhão de Anjinhos de presépio, chegarão a Cacilhas pingando: e naquelle lugar, com carapáos fritos, que foi o que se achou, puzerão huma rolha na boca á fome. Houve suas descomposturas com a dona do machinho, e mais palavra, menos palavra, affretou-se huma falua para ser transportado o rancho para Lisboa. 

O barco da carreira dos tolos, folheto 8, agosto.
Imagem: Internet Archive

Vinhão aquellas almas capazes de se pedir para ellas; porque vinhao ensopadas, agoniadas, esfaimadas, enxovalhadas, zangadas, e tudo o mais, que aqui se lhes poder ajuntar, que acabe em adas.

Saltarão para dentro da falúa: foi o arraes o braceiro das Senhoras, que ainda com ser grosseiro, tem occasiões, em que o interesse lhe ensina a politica. Chamou a companha; porém mal succedido, porque cada hum vinha por sua vez: ora desviava a falua do cães, ora tornava ao cães, e affretando a embarcação a este rancho, por suas móças de páo, qaeria fazer carreira. Gritava o arraes: lá vem o Senhor Capetão; dêm lá a não ao Senhor Capetão, venha cá, Senhor Capetão, venha cá commigo. E tal algazarra se fez, que duas horas e meia durou o embarque, e completou-se o chamado frete com algumas quarenta pessoas dentro.

Typos de Catraeiros,
ed. Paulo Emílio Guedes & Saraiva, 23, década de 1900.
Imagem: Delcampe

Ora em quanto a embarcação veio terra terra, vinhão as Senhoras do rancho nas suas glorias; mas tanto que se levantarão os páosinhos, e se lhes dependurarão os estandartes, eis a embarcação tazendo bordos, eis as balhadeiras a saltarem de crespas, e a botarem borrifos para dentro com cada sopapo, que era huma consolação. As Meninas carregando na falúa pela parte opposta, para ver se a endireitavão: as duas tias velhas já com cara de tericia, dizendo lá comsigo: negregada festa. A cada balanço chamava-se por quantos Santos tem a Folhinha. O que mettia mais compaixão era a tia desdentada a vomitar os carapáos fritos de Cacilhas; mas consolavão-na dizendo-lhe que isto livrava de huma doença: ao que ella respondia que antes queria ver-se achacada toda a vida, do que achar-se naquelles lances. E a final nesta confusão de misérias chegou tudo a salvo ao Caes da Pedra.

Marinha, Luis Ascêncio Tomasini (1823 - 1902).

Forão para casa, quasi como a páo, e corda, e dois mezes a fio se fallou na função a todos, que as visitavão. Quem quizer talhar outra festa semelhante, aqui lhe achará o risco. (1)


(1) Costa, José daniel Rodrigues da,  O espreitador do mundo novo: obra critica, moral, e divertida, Lisboa, Officina de J. F. M. de Campos, 1819 [1.a edição, 1802]

Leitura relacionada:
Humor impresso: cultura e política em "O Espreitador do Mundo Novo"


Outros trabalhos do autor:
Internet Archive

Sem comentários: