segunda-feira, 9 de março de 2015

Estações de correio

A estação dos CTT de Almada foi aberta à exploração em 6 de janeiro de 1879 e reinstalada em 1937.

A nova estação dos Correios e Telégrafos, de Almada, 1937.
Imagem: Arquivo Nacional Torre do Tombo

As ligações telefónicas pertencem à APT. As ligações telegráficas com a Estação Central Telegráfica de Lisboa fazem-se pelo moderno sistema de fonogramas. A nova reinstalação tornou-se necessária devido ao considerável aumento de tráfego com o enorme crescimento da população. A estação fica localizada num dos melhores locais de Almada — a Praça da Renovação — e dispõe de amplas salas, cómodas na parte destinada ao público e bem apetrechadas e extensas no sector destinado aos serviços.

Praça da Renovação, Almada, Fotoselo ROTEP
(Roteiro Turístico e Económico de Portugal), 173.

Nesta próspera vila inaugura hoje a Administração-Geral dos CTT novas instalações para a sua estação, graças à prestante colaboração do activo industrial, Sr. Álvaro Pereira, que construiu o novo edifício do qual a Administração-Geral arrendou parte ao abrigo do Plano de Instalação e Reinstalação de pequenas Estações de Província. É uma instalação delineada com todos os requisitos técnicos para bem servir o público e as necessidades dos serviços.

Novas instalações dos correio de Almada, desdobrável, 1956.
Imagem: Fundação Portuguesa de Comunicações no Flickr


A Administração-Geral dos CTT ao proporcionar este novo melhoramento à população de Almada torna público o seu reconhecimento ao Ex.mo Sr. Álvaro Pereira, que com seu espírito de iniciativa e colaboração o tornou possível, alinhando assim ao lado de muitas dezenas de pessoas que por todo o país estão a fazer progredir as nossas vilas e aldeias ajudando ao mesmo tempo uma grande realização dos CTT a favor das terras pequenas. (1)

Novas instalações dos correio de Almada, desdobrável, 1956.
Imagem: Fundação Portuguesa de Comunicações no Flickr


(1) Fundação Portuguesa de Comunicações

Sem comentários: