sábado, 15 de novembro de 2014

Salão das carochas

Também, como qualquer hagiotopónimo, desapareceram o Calváro, que é topónimo perdido, e esqueceram por completo o Largo e a Ermida do Espírito Santo.

Planta do Rio Tejo e suas margens (detalhe), Largo e Ermida do Espírito Santo, 1883.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal

Igreja de Espírito Santo. É uma das mais antigas de Almada, datando de pelo menos do século XVI.

Está agora totalmende despida interior e exteriormente, com delapidações e alterações absurdas.

O brasão que decorava a fachada, simbolizando o  Espírito Santo foi instalado a despropósito na igreja da Misericórdia e o pórtico sineiro provavelmente na Igreja de Sant'Iago!... (1)

Largo do Espírito Santo (fotomontagem), ed. J.Lemos, década de 1940?
Imagem: Flores, Alexandre M., Almada antiga e moderna, Freguesia de Almada

A Ermida do Espírito Santo, templo de uma só nave, é um edifício baixo, fortemente contrafortado, apresentando-se bem apoiado nas respectivas paredes laterais autoportantes.

[...] a existência desta ermida remonta ao ano de 1478 [pelo menos], encontrando-se documentada no registo de uma visitação da Ordem de Santiago a Almada na qual, para além da enumeração dos seus ornamentos, é apontada a sua localização relativa: "Vesitaram os ditos vesitadores ha hermida de SSanto Espirito que he dentro na ditta vila d’almadaa".

Almada, Ermida do Espírito Santo, 1897.
Imagem: Biblioteca Nacional de Portugal
VESSITAÇAM DA IRMIDA DE SANTO ESPÍRITO SITUADA EM A DITA VILLA D’ALMADA [1488]

Vessitamos a dita Irmida de Santo Espírito a qual tem as paredes da capela moor de pedra e caall e o tepto de cima he forrado de bordos boons e o altar mor he d’alvenaria com huua lagea grande em çima e nelle estaa huum retavollo veelho de Espírito Santo quando veio sobre nosa senhora e os apóstolos e a imagem de santiago e de nosa senhora com ho minino Jhesus no colo e no meio da dita capela estaa huua alampada e tem de comprido cinquo varas e de largo tres varas e meia...

E o corpo da dita irmida o arco da capelamor he de pedraria e as paredes do corpo da igreija sam de pedra e barro cuberto de telha vãa e o portal da porta primcipal he de pedraria velho com huuas portas nelle velhas e rotas e na parede da parti de ponente estaa huua canpainha pequena antre duas pedras e tem de comprido oito varas e meia e de largo cinco varas E pegado na dita irrmida da banda do sul estaa uma casinha pequena de pedra e barro cuberta de telha vãa em que ora vive hua Maria Alvarez que tem a chave da irrmida.

ANTT. Ordem de Santiago e Convento de Palmela, Livro 177
[...]Ainda pertença da Igreja Católica, abandona a função religiosa em finais de século XIX, passando a funcionar, através de arrendamento, como sede da Academia Almadense entre 1919 e 1942. (2)

O antigo Salão de festas da Academia Almadense tem uma história curiosa: começou por ser a Ermida do Espírito Santo, construída no século XVII, famosa e de grande devoção, pois dela saía no Domingo de Ramos, uma faustosa procissão de onze andores.

Esta cerimónia veio a terminar, porém, em 1890.

Pouco depois, fechou ao culto, sendo o salão arrendado pela direcção da Academia para efectuar as suas festas.

Ermida do Espírito Santo, ed. J.Lemos, década de 1940?
Imagem: Flores, Alexandre M., Almada antiga e moderna, Freguesia de Almada

No início dos anos vinte [do século XX] esta colectividade explorava o espectáculo cinematográfico conhecido pelo Animatógrafo do Pratas. 

Este foi o segundo cinema que existiu em Almada. O primeiro foi um barracão próximo do Jardim do Castelo, nas traseiras do prédio Queimado.

Prédio Queimado, Tenda Moderna, Almada
Imagem: Delcampe, Oliveira

Durante 21 anos aqui se realizaram muitas e variadas festas, fruto do poder criativo e de muito trabalho dos associados.

Em 1942, após a inauguração da nova sede-teatro-esplanada (em Setembro), a Academia abandona o Salão das Carochas, como era depreciativamente conhecida pelos almadenses a velha ermida.

Ermida do Espírito Santo, Júlio Diniz, década de 1950.
Imagem: Museu da Cidade de Almada

Após o 25 de Abril nasceu uma nova colectividade, o Centro Recreativo e Cultural de Almada, que ocupou o edifício, cuja data de fundação é de 1 de Julho de 1974. (3)


(1) Pereira de Sousa, R. H., Almada, Toponímia e História, Almada, Biblioteca Municipal, Câmara Municipal de Almada, 2003, 259 págs.

(2) Al-Madan Online IIª série, n.º 17, Tomo 1

(3) Correia, Romeu, Homens e Mulheres vinculados às terras de Almada, (nas Artes, nas Letras e nas Ciências), Almada, Câmara Municipal de Almada, 1978, 316 págs.

Sem comentários: