sábado, 5 de julho de 2014

O visconde da Piedade

George Rose Sartorius (1790 — 1885)

[...] em 1832 George Rose Sartorius foi contratado pelos liberais portugueses para comandar as poucas forças navais de que D. Pedro IV dispunha, na luta contra a marinha de guerra portuguesa, então nas mãos do governo de D. Miguel. 

George Rose Sartorius
Imagem: Hemeroteca Digital

Nessas funções comandou a esquadra que transportou dos Açores os 7 500 Bravos do Mindelo, designação pela qual ficaram conhecidos os homens que constituíam a força que protagonizou o Desembarque do Mindelo.

Desembarque das tropas Liberais no Mindelo em 1832 (detalhe).
Aguarela de  Alfredo Roque Gameiro.
Imagem: www.roquegameiro.org

Foi substituído nessas funções por sir Charles Napier [em junho de 1833].

Após a sua passagem pela Marinha de D. Pedro IV, Sartorius estabeleceu relações profundas com Portugal, adquirindo propriedade no país e aí residindo durante períodos alargados.

Foi assim que em 1835, na sequência da extinção das ordens religiosas, adquiriu em hasta pública a Quinta dos Frades, em Almada, propriedade que originaria o título visconde da Piedade que lhe foi concedido em 1836.

Aliás, Sartorius aparece na lista dos 20 maiores compradores dos bens nacionais, essencialmente bens monásticos, alienados após a vitória liberal.
Os vinte principais compradores dos bens nacionais foram: José Bento Araújo, Domingos José Almeida Lima, Manuel José Oliveira, Conde de Vila Real, Manuel Joaquim Jorge, José Ferreira Pinto Basto, Visconde de Reguengo, João Oliveira, Luís Teixeira Sampaio, Duque de Palmela, Conde de Linhares, Conde de Lumiares, Jerónimo Almeida Brandão Sousa, João Deus Cunha, António Lamas, Domingos Luís Batalha, António Cunha Pessoa, George Rose Sartorius, João António Gomes Castro, Joaquim Manuel Namorado.

A partir do constitucionalismo, como assinala Oliveira Martins, surgiu uma classe separada, "a família dos políticos. A família dos políticos, que entre si jogam a sorte do país, como os soldados jogavam a túnica de Cristo. E essa família dos políticos é o apanágio indispensável do sistema constitucional em todos os países como o nosso, atrasados, pobres e fracos. A política é um modo de vida de alguns; não é uma parcela da vida de todos..."

in Centro de Estudos do Pensamento Político, A família dos políticos

A ligação a Portugal será mantida por toda a vida, tendo o velho almirante colaborado com as autoridades portuguesas na construção e aquisição em Londres de diversos navios, entre os quais a primeira Sagres da Armada Portuguesa, lançada à água em Junho de 1858, 

Corveta Sagres, Massarelos, rio Douro.
Imagem: Navios e Navegadores

e a corveta mista Bartolomeu Dias, 

Chegada a Lisboa de S.M. Maria Pia de Sabóia, 1862, óleo, João Pedroso.
Imagem: As corvetas mistas na obra de João Pedroso, Revista da Armada

projectado como clipper para a marinha mercante inglesa, mas adquirido ainda no estaleiro e adaptado a navio de guerra antes de, em Janeiro de 1858, ser lançado ao Tamisa, também sob a supervisão de Sartorius.

George Sartorius foi também um talentoso aguarelista.

Belem Castle Tagus, aguarela, George Rose Sartorius.
Imagem: AskART

Recebeu o título de visconde da Piedade por decreto de 1 de dezembro de 1836, visconde de Mindelo por decreto de 8 de Julho de 1845 e o de conde de Penha Firme por decreto de 19 de Agosto de 1853, todos por D. Maria II. (1)



A Quinta dos Frades, onde está hoje o Museu da Cidade, é referenciada desde o século XIV, quando em 1378 Pedro Afonso Mealha, na sequência de um processo de emparcelamento de pequenas propriedades, por sua morte, deixa a propriedade à administração dos frades predicantes da Ordem de S. Domingos.

Pinheiro dos Frades, Cova da Piedade, ed. desc.
Imagem: A árvore do centenário

São estes religiosos que, entre 1380 — 1446, constroem o edifício sede da quinta, provavelmente próxima da actual localização do Museu.

Vulgarmente a propriedade passou a ser designada por Quinta dos Frades.

Em 1835, a partir da extinção das ordens religiosas, foi vendida em hasta pública ao almirante inglês George Rose Sartorius (que, entre outros títulos, recebeu o de Visconde da Piedade em 1836).

Em 1876 passa a ser propriedade de Custódio José Teixeira.

No final do século XIX a propriedade pertencia a José Ferreira Jorge Júnior, que constitui herdeiros dois sobrinhos da mulher, um dos quais, Mário Pereira Lage, é casado com a poetisa Florbela Espanca, que terá aqui vivido algumas temporadas.

No primeiro quartel do século XX a casa foi local de encontro regular de republicanos, tendo no seu exterior decorrido touradas e concertos da Banda [de música da Sociedade] Filarmónica União Artística Piedense.

Com a morte de Ferreira Jorge a quinta começa a ser retalhada à medida do crescimento urbano da cidade.

Os seus últimos proprietários particulares foram a família Barral, ligados à indústria corticeira com a fábrica Corsul.

Do primitivo edifício da Quinta restam apenas alguns vestígios arqueológicos do século XVII, XVIII: tanques, suportes em cantaria, pias e pavimentos de lajedo e tijoleira, postos a descoberto durante as obras de reabilitação da casa para instalação do Museu da Cidade, e que poderão ser vistos pelos visitantes.

O edifício principal teve várias intervenções nas décadas de cinquenta e sessenta do século XX que alteraram a sua estrutura original. (2)

A morte de S. Domingos, painel do retábulo da coroação da Virgem, Fra Angelico, 1434 — 35.
Imagem: ricardocosta.com

A antiga Quinta dos Frades resultou do emparcelamento, efectuado entre 1361 e 1371, de um conjunto de quintas de pequena dimensão entre o Centro Sul e o Pragal, propriedade do funcionário régio Pedro Afonso Mealha.

Em 1378, Pedro Mealha doa os seus bens à Virgem Maria com a condição de serem administrados pelos frades franciscanos da Ordem dos Pregadores de Lisboa, passando a propriedade a ser conhecida por "Quinta dos Frades".

A construção da casa conventual, e sede administrativa de toda a propriedade, inicia-se em 1380 e demorará cerca de 60 anos a ser concluída.

Em 1834, após a vitória Liberal e consequente extinção das ordens religiosas, a Quinta é vendida em hasta pública, ao Almirante George Rose Sartorius, aliado das tropas liberais.

Entre 1935 e 1940, a parte norte da propriedade é expropriada para construção do Bairro das Casas Económicas do Pombal e acessos. (3)


(1) Wikipédia
(2) Museu da Cidade — História e Arquitectura
(3) Almadadigital

Informação relacionada:
Mosteiro de São Domingos de Lisboa
Título das capelas e fazendas de Pedro Afonso Mealha e outros pertencentes à Quinta de Muela

Sem comentários: