sexta-feira, 28 de março de 2014

O laboratório químico da Margueira

Margueira: do lado sul, sobre a chamada Cova da Piedade: está ali estabelecido o grande Laboratório Chimico o maior que há em Portugal pertencente a João Paulino de Almeida [que, instalado desde 1823, utilizava a tecnologia da máquina a vapor]. (1)

Serzedello & Ca., década de 1840
Imagem: documento do acervo de Carlos António Serzedelo Palhares, Lisboa


A Serzedello & Companhia começou por ter apenas o depósito na Rua do Corpo Santo, onde fazia o seu comércio (incluindo de e para o Brasil) e onde a preparação química seria uma componente residual. 

Foi a partir da aquisição da Fábrica da Margueira, nos anos 40 do séc. XIX que viria a sofrer um extraordinário impulso de crescimento, tendo estado na primeira linha da tecnologia e como presença referenciada nas grandes exposições universais como a de Paris em 1850, Londres em 1855, Filadélfia em 1872, etc. onde recebeu distinções e honrosas menções aos seus produtos (2). 


(1) AHMOP, Memoria Económica da Vila d'Almada, e seu Termo, 1835, citado e documentado em Silva, Francisco Manuel Valadares e, Ruralidade em Almada e Seixal nos séculos XVIII e XIX, Imagem, Paisagem e Memória, Lisboa, Universidade Aberta, 2008, 271 págs.

(2) "Janêllos" da História: Os Serzedello

Sem comentários: